
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Centro de Psicologia (CPSI), realizou na manhã desta terça-feira (06/05), a abertura do 2° Fórum de Saúde Mental Aplicada ao Policial Militar. O evento aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada no bairro Flores, zona centro-oeste de Manaus.
O evento foi estruturado em dois dias de programação. O primeiro dia é destinado aos oficiais da corporação, enquanto o segundo contempla os praças, garantindo que todos os níveis da hierarquia participem de forma direcionada e adequada à sua realidade de atuação.
Com o propósito de ampliar o cuidado com a saúde mental dos policiais militares, estimulando o compartilhamento de conhecimento e vivências entre profissionais e especializados da área, a iniciativa também busca sensibilizar e orientar o efetivo sobre a importância da preservação da saúde psíquica e de fatores que contribuem para o adoecimento.
De acordo com o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, além disso, o evento também tem intuito de levar boas práticas de gestão e propostas para a padronização da atividade organizacional.
“Este fórum é mais que um compromisso do Comando com os nossos policiais. É a execução de um trabalho que vem sendo planejado para garantir um ambiente de escuta, uma gestão humanizada dos nossos comandantes para com a tropa. A intenção é melhorar não apenas a saúde mental da nossa corporação, mas também a qualidade do serviço prestado à sociedade”, destacou o coronel Balbi.
Uma das palestrantes foi a professora doutora Dayse Miranda, presidente do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), do Rio de Janeiro. Ela destacou a importância da liderança com foco no bem-estar do efetivo com tema liderança humanizada na segurança pública.
“Você sabe o que é saúde mental? Você sabe o que é liderança humanitária? Qual a relação entre essas duas coisas? Foi o tema da nossa conversa de hoje. Discutimos como o líder pode melhorar a qualidade de vida do seu colaborador e, acima de tudo, como ele pode descobrir suas próprias potencialidades para ajudar sua equipe a alcançar melhores resultados”, afirmou a professora doutora.
O segundo palestrante do dia foi o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, doutor Rodrigo Foureaux, que apresentou a temática “Assédio e Discriminação na Polícia Militar”. Durante sua exposição, o magistrado reforçou que o enfrentamento dessas práticas é fundamental não apenas para preservar a saúde mental dos profissionais, mas também para promover um ambiente de trabalho alinhado aos valores da instituição.
“Foi muito importante porque trouxe mecanismos, informações relacionados a pesquisa, como previnir, coibir o assédio moral, sexual e a discriminação. Isso é muito importante, pois muda o clima organizacional, melhora a saúde mental dos militares e consequentemente os militares irão produzir mais e haverá melhores resultados e entregas para a segurança pública do Estado do Amazonas. Muito obrigado ao Comando pela grande oportunidade de estar aqui e discutir um tema extremamente sensível e importante para todos”, finalizou o juiz.
Estiveram presentes no evento o secretário de Segurança Pública, coronel PM Vinicius Almeida; o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi; o chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo; o diretor da Diretoria de Saúde da PMAM, coronel PM Emerson Figueiredo; a chefe do Centro de Psicologia da PMAM, major PM Flavia Dias, entre outros oficiais.
Fotos: Michel Pereira/PMAM