
A Petrobras prorrogou por mais uma semana as inscrições para a Seleção Petrobras de Jornalismo. A iniciativa oferece bolsas para jornalistas de todas as regiões do país produzirem reportagens sobre ciência e diversidade, nos formatos de áudio, vídeo e texto. Com o prazo maior, jornalistas poderão concluir suas inscrições até o dia 18 de maio de 2025.
Confira o edital da Seleção Petrobras de Jornalismo
Serão concedidas 15 bolsas para projetos de reportagem, no valor de R$ 20 mil cada, somando um investimento de R$ 300 mil. É a maior premiação total concedida no país para bolsas de reportagem. Os projetos serão avaliados e selecionados por uma comissão formada por jornalistas do mercado e especialistas da companhia.
Veja aqui a retificação do edital
Com a Seleção, a Petrobras busca incentivar a produção de conteúdos jornalísticos sobre a produção científica realizada por pessoas de grupos sub-representados da sociedade, bem como iniciativas científicas que tenham como objeto de pesquisa a diversidade e a inclusão.
Até quando as inscrições foram prorrogadas?
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 23h59 do dia 18 de maio de 2025, com o carregamento de toda documentação necessária, através deste link.
Quem pode se inscrever para a Seleção Petrobras de Jornalismo?
Podem se inscrever jornalistas profissionais que atuem em veículos de imprensa ou como freelancers. No ato da inscrição, deve ser comprovado qual veículo de imprensa irá publicar a reportagem contemplada, seja ela em texto, áudio ou vídeo.
Como serão distribuídas as bolsas da Seleção Petrobras de Jornalismo?
Cada região do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) será contemplada com três bolsas, uma em cada categoria (áudio, vídeo e texto). O programa incentiva ainda a maior participação de pessoas de grupos historicamente sub-representados, valorizando também a diversidade de identidades.
Pelo menos uma bolsa de cada região do país deverá ter como proponente uma pessoa de um dos seguintes grupos:
– mulheres;
– pessoas negras ou pardas;
– indígenas;
– pessoas de comunidades tradicionais (inclusive de terreiros e quilombolas);
– pessoas do segmento LGBTQIAPN+;
– pessoas com deficiência.
Clique aqui para fazer sua inscrição
A Seleção Petrobras de Jornalismo conta com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa e da Federação Nacional dos Jornalistas.