
Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI) prenderam em flagrante, na quarta-feira (14/05), um homem, de 40 anos, pelos crimes de injúria, ameaça, violência psicológica e exposição a perigo de pessoa idosa contra seus pais idosos, de 64 e 74 anos. A prisão ocorreu no bairro Colônia Terra Nova, zona norte.
De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, a diligência foi realizada após as vítimas procurarem a delegacia para relatar os crimes cometidos pelo filho, que estava sob efeito de entorpecentes. Após o registro do Boletim de Ocorrência (BO), uma equipe policial foi até a residência das vítimas para localizar o suspeito.
“No local, o homem foi encontrado e preso em flagrante, sem oferecer resistência. Durante depoimento, os pais relataram que foram ofendidos com palavras de baixo calão, ameaçados de morte e vítimas de violência psicológica. Segundo eles, o autor é usuário de drogas e estava bastante alterado, proferindo ameaças de morte”, explicou a delegada.
Segundo a delegada, devido à gravidade do que foi relatado, foram solicitadas medidas protetivas para garantir a segurança das vítimas, e o pedido foi prontamente atendido pela Justiça.
Denúncia
A PC-AM destaca a importância de denunciar qualquer suspeita de violência contra idosos. Elas podem ser feitas pelo Disque 100, dos Direitos Humanos, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A DECCI recebe e apura denúncias de crimes cometidos contra idosos no contexto familiar.
Todas as denúncias são encaminhadas à DECCI, que investiga os fatos e toma as medidas cabíveis. Os Boletins de Ocorrência (BOs) podem ser registrados em qualquer delegacia, ou diretamente na DECCI, localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul, ou pela Delegacia Virtual (Devir), acessível pelo site: http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Procedimentos
O homem responderá pelos crimes de injúria, ameaça, violência psicológica, exposição a perigo, e permanecerá à disposição da Justiça.
FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM