Ir para o conteúdo
Shadow

Prefeitura de Manaus promove primeira capacitação da Guarda Municipal com foco em inclusão de pessoas autistas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou uma formação inédita para agentes da Guarda Municipal, com foco na inclusão, suporte e acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao todo, cem guardas municipais participaram da formatura, nesta sexta-feira, 16/5, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, na zona Oeste.

O secretário da Casa Civil, Marcos Rotta, reafirmou o compromisso da administração municipal com a inclusão e elogiou a postura dos agentes. “Quero parabenizar os agentes da Guarda Municipal que participaram desse curso tão importante. Mais do que um certificado, eles estão saindo daqui com uma nova visão sobre inclusão, acolhimento e respeito. Esse é um passo fundamental para construirmos uma cidade mais humana e acessível para todos, especialmente para as pessoas com autismo. Nossa missão vai muito além de proteger, mas também de acolher a todos”, concluiu.

Na oportunidade, o secretário municipal de Segurança Pública, Alberto de Siqueira, destacou a importância da qualificação. “A Guarda Municipal fez um curso muito completo, com base teórica e prática, para poder ajudar a população em caso de alguma crise ou situação específica. É uma formação que amplia ainda mais o rol de atribuições da nossa Guarda”, destacou.

A formação ofereceu aulas interativas,  simulações de ocorrências reais, fornecendo aos agentes as ferramentas necessárias para agir com empatia, preparo técnico e sensibilidade. O objetivo é fortalecer o trabalho da Guarda como uma força comunitária, comprometida com o cuidado com as pessoas.

De acordo com o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna, que participou do encerramento do curso, a iniciativa tem caráter inovador. “A Guarda Municipal, a partir da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou esse curso para capacitar os agentes na identificação, acolhimento e tratamento adequado às pessoas com espectro autista. Estamos articulando para que essa formação também chegue aos servidores dos Cras e Creas da cidade. Isso é pioneiro no Brasil e é uma forma de humanizar ainda mais o serviço público”, afirmou.

Segundo o guarda municipal David Dabela, que integrou a turma de capacitados, a iniciativa foi valiosa para a corporação. “Estive em uma capacitação para inclusão e acolhimento às pessoas autistas, onde a Guarda está recebendo a devida formação para atuar na sociedade de forma mais preparada, prestando apoio às mães e pais de crianças com espectro autista. Isso transforma a Guarda em uma força mais comunitária”, ressaltou.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com uma gestão humanizada, voltada à inclusão social e à qualificação dos servidores municipais. A capacitação será expandida para servidores de outras secretarias a partir do mês de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *