
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), prendeu, na sexta-feira (16/05), por volta das 10h, um homem de 40 anos, condenado a seis anos de reclusão por estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12 anos, vizinha dele.
A ação policial faz parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que visa combater crimes e violências contra crianças e adolescentes em todo o país.
De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, titular da unidade policial, ele foi preso em uma comunidade ribeirinha localizada a quase duas horas da sede do município.
“A condenação proferida pelo juízo de direito de Itapiranga ocorreu após o homem ter sido indiciado pela Polícia Civil e denunciado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), acusado de ter cometido estupro de vulnerável contra a adolescente”, explicou o delegado.
Segundo a autoridade policial, a sentença foi proferida em 2014 e, a princípio, o apenado teve direito a recorrer em liberdade e a iniciar a pena em regime semiaberto. No entanto, como não cumpriu todas as determinações contidas na sentença, foi expedido um mandado de prisão contra ele em 2023.
“Após o compartilhamento de informações entre as equipes policiais que trabalharam na Operação Impacto e na Operação Caminhos Seguros, conseguimos cumprir o mandado de prisão”, relatou Nogueira.
Ações Educativas
A PC-AM aproveitou o deslocamento para as comunidades ribeirinhas de Itapiranga para designar parte da equipe à realização de palestras em escolas e panfletagem nas comunidades, conscientizando crianças e adultos sobre a importância de denunciar e combater todas as formas de exploração e abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
FOTOS: Divulgação/PC-AM.