
Com a finalidade de aprimorar a aprendizagem por meio do exemplo prático e observar de perto o processo produtivo de uma planta industrial, um grupo de 16 alunos e duas professoras do curso de Administração da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) visitou, no último sábado (17), a fábrica da BMW Motorrad em Manaus. A visita foi realizada no âmbito do Programa Zona Franca de Portas Abertas, promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Inicialmente, os visitantes assistiram a uma apresentação institucional da empresa, que abordou o histórico da produção de motocicletas BMW no Brasil, desde o início das operações do grupo em 1995, até a construção da fábrica própria em Manaus. A empresa também destacou a marca de 100 mil motos produzidas em 2023 e a expansão de 30% da área produtiva na planta de Manaus.
Na apresentação, conduzida pela assistente executiva Isabel Vieira, os alunos também foram informados sobre as metas de sustentabilidade da BMW Motorrad até 2030, que incluem a instalação de painéis solares nas fábricas e a eliminação dos centros de distribuição logística, entre outras medidas para reduzir emissões de CO2.
Em seguida, os visitantes percorreram as linhas de produção, onde puderam observar de perto o trabalho dos funcionários da fábrica, que tem capacidade de produzir 34 mil motocicletas por ano. A BMW Motorrad se destaca como a terceira maior montadora do país, sendo a líder na produção de motocicletas premium, com mais de 500 cilindradas.
Ao final da visita, o grupo teve oportunidade de conversar com o diretor industrial da fábrica, Alex Donatti, e com o gerente de produção, Edyones Barros, momento em que puderam tirar dúvidas, especialmente no que se refere à formação de carreira profissional na área administrativa. Um dos pontos ressaltados por Donatti foi a importância de se estabelecer uma boa rede de relacionamentos profissionais (networking) e a fluência em outro idioma, como o inglês. “São dois fatores que contribuem significativamente para a formação de uma carreira promissora”, destacou o diretor.
Para as professoras da Esbam, Alana Rodrigues e Gilmara Reis, o Programa Zona Franca Portas Abertas possibilita uma experiência enriquecedora para os alunos. “Acompanhar todo o trabalho minucioso, que segue um padrão e normas, para se chegar a um produto final de qualidade é uma oportunidade ímpar”, destacou a professora Gilmara. “Sem dúvida, a visita contribuiu significativamente para o aprofundamento do conteúdo teórico passado na sala de aula”, complementou a professora Alana.