Em Coari, Comunidade Vila Brasil celebra 60 anos com a tradicional festa da malva

Compartilhe !

Shares

A Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Vila Brasil celebrou neste fim de semana seus 60 anos de fundação com a 5ª edição da Festa da Malva. O evento, que valoriza a cultura local e o trabalho dos produtores rurais, contou com o apoio da Prefeitura de Coari, por meio das secretarias municipais de Interior, Turismo e Comunicação, além do suporte da Polícia Militar.

A programação incluiu atividades religiosas, celebração do Dia das Mães, sorteios de brindes — como motor rabeta — shows musicais e o tradicional desfile das candidatas à Rainha da Malva, atraindo moradores da comunidade e visitantes da região do Baixo Solimões.

Além de ser uma festividade religiosa e cultural, a Festa da Malva destaca o papel essencial dessa planta para a economia da comunidade. A malva é a principal fonte de renda para muitas famílias da Vila Brasil, que dependem do cultivo e beneficiamento da fibra para o seu sustento.

“A gente planta, depois corta, afoga, bota debaixo d’água, depois lava. Ela vem pro varal bem bonita. A gente seca, enfarda e vende”, explicou o agricultor José Salvador, detalhando o processo artesanal de produção da fibra.

O empresário Radileno Ferreira destacou a importância da iniciativa para fortalecer a identidade local. “Cinco anos da Festa da Malva, uma tradição que nós vamos manter por muitos e muitos tempos. Esta é a comunidade que mais produz no município de Coari”, afirmou.

Para o secretário municipal adjunto de Interior, Adão Martins, a festa é uma oportunidade de valorizar o trabalho dos produtores. “Nós estamos aqui festejando porque aqui estão grandes produtores de malva desta região do Baixo Solimões”, destacou, ressaltando que o apoio ao evento foi uma determinação do prefeito Adail Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo