Ir para o conteúdo
quinta-feira, maio 22
Shadow

Encerramento do 1º Fórum Amazônico de Auditoria na Suframa destaca ESG e integridade na gestão pública

Com foco em temas como auditoria, ESG, inovação, inteligência artificial, integridade e futuro da gestão pública, foi encerrado nesta quinta-feira (22), no auditório da Suframa, o “1º Fórum Amazônico de Auditoria”. O evento, iniciado na quarta-feira (21), foi promovido pela Auditoria Interna da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apoio da Suframa e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), reunindo especialistas, gestores públicos, acadêmicos e representantes do setor produtivo para debater os rumos da administração pública na Amazônia.

A programação do segundo dia contou com painéis e palestras voltadas ao fortalecimento da governança e à promoção do desenvolvimento sustentável na região. Pela manhã, o painel “Compliance e integridade” teve a participação de Amyr Dib (Grupo Bemol) e Kátia Moutinho (Ufam), com mediação da economista Luzia Neta Albuquerque (Audin/Ufam). Em seguida, o painel “Inteligência Artificial e Desenvolvimento” reuniu Clóvis Leite (Logistiké), Edjard de Souza Mota (ICOMP/Ufam) e Carlos Serodio Figueiredo (UEA), sob mediação de Francisco Eronildo da Silva (Suframa).

No período da tarde, o talk show “ESG no contexto amazônico” teve como destaque a participação do administrador da Suframa, Leonardo Perdiz da Costa, que apresentou a trajetória da Autarquia no âmbito da ESG (ambiental, social e de governança) e detalhou ações da Suframa para incentivar empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM) a implementar ou intensificar medidas alinhadas aos princípios ESG com o objetivo de consolidar ZFM como uma referência global na temática.

A programação foi encerrada com a palestra “Projeto Municípios Verdes”, ministrada por Cláudio Rafael Mendes Costa, da Controladoria-Geral da União (CGU), com mediação de Azenilton Melo da Silva, auditor-chefe da Ufam e do auditor-chefe da Suframa, Damon Castro.

“O evento buscou reforçar o papel da auditoria interna na promoção da boa governança e evidenciar a importância da colaboração entre instituições para uma gestão pública mais eficiente, inovadora e sustentável na Amazônia”, avaliou o auditor-chefe da Suframa, Damon Gonçalves de Lima Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *