
O reconhecimento internacional do Amazonas como status livre da febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) traz boas perspectivas para o aumento da exportação de carne bovina para o mercado internacional. Com o selo, representantes do setor agropecuário no estado destacam o fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária no Amazonas.
O Amazonas vai ser reconhecido, na quinta-feira (29/05), com esse status internacional, durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da OMSA, em Paris, na França, que acontece entre os dias 25 e 29 de maio. O governador Wilson Lima se reuniu, neste sábado (24/05), em Manaus, com pecuaristas e representantes do setor para apresentar oficialmente a comitiva que representará o estado no evento.
“Isso demonstra o compromisso do governador Wilson Lima com o setor primário. Em 2024, tivemos o reconhecimento nacional do Amazonas livre de vacinação contra a febre aftosa, e agora estamos recebendo a certificação internacional. Isso amplia o mercado amazonense”, comentou o secretário de produção rural (Sepror), Daniel Borges.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Amazonas (Faea), Muni Lourenço, enfatizou que o alto padrão de qualidade da pecuária amazonense abre portas para novos mercados.
“Temos a perspectiva de exportações para mercados que pagam mais, pagam melhor pela carne bovina com certificação de área de livre de febre aftosa sem vacinação, como por exemplo os mercados do Canadá, Japão, Coreia do Sul”, comentou Muni Lourenço.
O pecuarista Francisco Helder destacou o empenho do Governo do Estado nesta trajetória que projeta novas possibilidades na comercialização dentro e fora do país.
“O Amazonas está de parabéns e nós agradecemos o empenho do Governo do Estado e do sistema de Sepror. Hoje, estamos livres de febre aftosa sem vacinação e podemos mandar nossa genética pura, tanto das raças Gir Leiteiro e Nelore, para todo o Brasil e até para fora do país. Todos os pecuaristas do Amazonas estão de parabéns”, afirmou o pecuarista.
Febre Aftosa
A febre aftosa é uma doença que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos, e a sua erradicação permite a abertura do livre comércio de animais, produtos e subprodutos, assegurando maior competitividade à agropecuária local.