
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Núcleo de Recuperação de Ativos (Nurati) e o Departamento de Planejamento (Deplan) realizaram, na manhã desta quarta-feira (18/06), uma palestra sobre o Fundo de Reaparelhamento da polícia civil e as atribuições do núcleo de Recuperação de ativos. O objetivo do evento era esclarecer os procedimentos de apreensão e acautelamento dos bens, direitos e valores que possam ser revertidos a favor do Fundo de Reaparelhamento da Polícia Judiciária.
O evento foi realizado no auditório da Delegacia Geral, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. De acordo com o delegado Fabiano Pignata, diretor do Nurati, a palestra teve como público-alvo delegados presentes na região metropolitana e do interior de Manaus.
Leia mais: Operação Gênesis: PC-AM cumpre mandados de busca e apreensão em endereços de dois adolescentes
“Esse evento teve iniciativa do nosso delegado-geral Bruno Fraga, com intuito de informar as diretrizes da Portaria Normativa nº8 de 2025, que versa sobre as apreensões e acautelamento dos bens qualificáveis das grandes operações da PC-AM”, contou o delegado.
A palestra também contou com a participação do delegado Heron Ferreira, diretor de Planejamento da PC-AM, que ressaltou as receitas e destinações dos valores arrecadados para o fundo de reaparelhamento da polícia civil, conforme prevê a Lei Estadual nº 7.276 de 2024, do Amazonas, que instituiu o FUNEPCAM.
“A ideia dessa ação é orientar e dar ciência aos delegados de como funciona esse novo instrumento para o fortalecimento da instituição. E, inclusive, tentar orientá-los também de como seria a operacionalização do Fundo Estadual”, contou o diretor de Planejamento.
FOTOS: Beatriz Sampaio/PC-AM