
O Governo do Amazonas realizou, nesta segunda (23/06) e terça-feira (24/06), o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas. O anúncio da antecipação havia sido feito em maio pelo governador Wilson Lima. Somado ao pagamento da folha de junho, previsto para o fim do mês, o montante deve injetar aproximadamente R$ 1,5 bilhão na economia estadual.
Na segunda-feira, receberam o benefício os servidores dos grupos 1 e 2; já nesta terça, foi a vez do grupo 3.
“Isso é resultado de um planejamento que temos feito ao longo dos anos, da saúde fiscal do Estado que nos permite fazer essa antecipação para o servidor, assim como uma demonstração da valorização do Governo do Estado para os trabalhadores que estão ajudando a fazer a transformação no Amazonas”, declarou o governador.
A medida também é vista como um impulso ao comércio local, aquecendo a economia em um período estratégico. Em 2024, a antecipação havia ocorrido apenas em julho.
A primeira parcela do 13º salário corresponde a 50% do valor bruto e é isenta de descontos do Imposto de Renda e da contribuição à Amazonprev. Esses recolhimentos serão aplicados na segunda parcela, prevista para o fim do ano.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), aproximadamente 82 mil servidores ativos serão beneficiados, o que representa R$ 942 milhões. O valor restante será destinado a inativos e pensionistas.