
Com a proximidade do Festival de Parintins 2025, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) intensificou, desde o início de junho, as ações na Ilha Tupinambarana por meio da Operação Impacto. Em uma das ações mais recentes, a Polícia Militar, por meio do 11º Batalhão da PM, confirmou a apreensão de 21 motocicletas com restrições de roubo e furto, com o apoio da tecnologia do sistema Paredão.
A operação é realizada de forma integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e conta com abordagens em vias estratégicas do município, patrulhamento ostensivo em áreas comerciais e residenciais, além de ações de inteligência. O Programa RecuperaFone também está sendo utilizado para reforçar o trabalho.
Segundo o comandante do 11º BPM de Parintins, major Szezypior Neto, a ação conjunta também tem o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).
“A operação integrada é realizada com servidores do Detran, IMTT, Força Tática e Polícia Ambiental. Somente nesta segunda-feira, identificamos 21 veículos em situação irregular. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos que participam do festival”, destacou o comandante.
As motocicletas apreendidas foram detectadas com restrições após o cruzamento de dados pelo sistema Paredão. Os veículos serão encaminhados à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), em Manaus, para a identificação dos proprietários legítimos.
Patrulhamento fluvial reforçado
Além das ações em terra, o município conta com o reforço da Base Fluvial Tiradentes. Policiais realizam fiscalizações nas principais rotas de acesso à ilha, com foco na segurança das embarcações, dos passageiros e no combate ao tráfico de drogas e outros crimes.