Sistema Paredão reforça segurança com reconhecimento facial e de placas em Parintins

Compartilhe !

Shares

Como parte das ações estratégicas de segurança para o Festival de Parintins 2025, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), instalou cerca de 80 câmeras inteligentes do Sistema Paredão em pontos estratégicos da cidade. Equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas, as câmeras têm como objetivo auxiliar na identificação de pessoas procuradas e veículos com restrição de roubo ou furto.

De acordo com o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP, Almir Cavalcante, a cidade passa a contar com três centros integrados de monitoramento: o CIOPS, o CICC e o próprio Sistema Paredão, todos interligados para garantir uma atuação rápida e eficaz das Forças de Segurança. “Trouxemos aproximadamente 80 câmeras para Parintins. Elas estão espalhadas por toda a cidade, somadas a outras de leitura de placas e monitoramento. A tecnologia será essencial durante o Festival”, afirmou Cavalcante.

Integração tecnológica e operação em tempo real

O funcionamento do sistema permite que, ao identificar um rosto suspeito, as informações sejam cruzadas com dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM) e do Detran-AM. A partir dessa análise, caso o indivíduo seja considerado suspeito, uma equipe da Polícia Militar, que atua com maior efetivo nas ruas da cidade, é acionada para realizar a abordagem.

“O CICC integra todos os órgãos de segurança. Quando uma pessoa suspeita é detectada, a ação é imediata. O sistema tem 95% de assertividade, mas cada caso será confirmado pela Polícia Civil para garantir a precisão dos dados”, explicou Cavalcante.

Monitoramento de placas amplia controle sobre veículos

Além da identificação facial, o Sistema Paredão também emprega o reconhecimento de placas veiculares. Desde o início de junho, as câmeras já possibilitaram a identificação de 21 motocicletas com restrições de roubo ou furto. A operação é conduzida por agentes do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, que acompanham os registros em tempo real.

Entrega e integração nacional

A entrega oficial da tecnologia em Parintins ocorreu no dia 16 de junho, com as câmeras sendo integradas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Isso permite o cruzamento automático de dados com ordens judiciais em aberto, ampliando a capacidade de resposta das equipes locais.

A medida faz parte do esforço do Governo do Amazonas para reforçar o esquema de segurança durante um dos maiores festivais culturais do país, promovendo tranquilidade tanto para moradores quanto para turistas que participam da celebração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo