
A Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), integra, nos dias 15 e 16 de julho, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento acontece no Liceu de Artes de Maués e é promovido pela gestão municipal, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o Governo Federal, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com o tema “Um espaço para escuta, participação popular e compromisso com quem mais precisa”, a conferência reúne profissionais da área, representantes da sociedade civil e usuários dos serviços socioassistenciais para refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas da política de assistência social no município.
Durante a abertura, a secretária da Semas, Andrea Santos, destaca que a assistência social acompanha o cidadão em todos os momentos da vida, da infância à terceira idade, e reforça a importância da luta por financiamento público permanente.
“São 20 anos de SUAS, e este é o momento de fazermos uma reflexão sobre o que foi feito e o que ainda pode ser feito por quem mais precisa da assistência social. Neste espaço, discutimos o que precisa ser melhorado em nosso município e vamos lutar por uma assistência mais digna para a população”, afirma Andrea Santos.
A pedagoga Idaiane Silva, com mais de 12 anos de atuação na área, também aponta a relevância da conferência como instrumento de escuta e participação social.
“Por isso é tão importante essa participação social: a sociedade como um todo pode contribuir com a gente, não apenas o governo. Temos assistentes sociais, a comunidade em geral, todos juntos para avaliar o que deu certo e pensar em políticas públicas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social — nossas mulheres, crianças e adolescentes”, destaca Idaiane.
Mais do que um evento institucional, a conferência se consolida como um espaço de construções coletiva por uma Maués mais justa, humana e acolhedora.
Ascom