Ibama forma pilotos para controle de carga externa

Compartilhe !

Shares

Oito pilotos e dezenas de brigadistas e de técnicos participaram da capacitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que prepara comandantes de aeronaves para operar, com segurança e precisão em cenários críticos, o transporte de água e de grandes equipamentos em áreas remotas. O treinamento, que ocorreu entre 3 e 14 de julho, em Brasília (DF), foi essencialmente para carga externa em combate aos incêndios florestais.

Realizado em parceria com o Centro de Operações Aéreas do Ibama (Coaer), o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a capacitação é prevista pelo Manual de Carga Externa do Ibama, e envolve técnica, sincronia e trabalho em equipe.

Durante a formação, os participantes executaram manobras aéreas de captação e de lançamento de água com helibalde, transporte de cargas externas, como tanques colapsáveis e big bags, e o uso do dispositivo aéreo de ignição, fundamental para a realização de queimas prescritas.

Equipe multitarefa

Para o funcionamento de toda a engrenagem e eficiência no uso desses equipamentos para prevenção e combate ao fogo, é necessário o suporte de uma equipe completa de profissionais. Por isso, o treinamento envolveu 35 pessoas: brigadistas que ajudaram a montar acampamento e controlar o fogo, mestres de carga, tripulantes operacionais, instrutores de voo, mecânicos, abastecedores e a equipe de coordenação do curso. É esse conjunto que permite transformar uma missão de alto risco em uma operação segura e eficiente.

Vale destacar que os equipamentos utilizados no treinamento, como helicópteros adaptados, caminhões de abastecimento, tanques de mil litros e laboratório de queima, é o mesmo utilizado nas operações de combate aos incêndios florestais.

Assessoria de Comunicação do Ibama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo