
Nesta sexta-feira (15/08), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da delegada Patrícia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), participou do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Durante o evento, ela integrou o painel “40 Anos das DEAMs: Desafios e Caminhos para a Ampliação do Atendimento Especializado às Mulheres”.
O evento, realizado em Manaus nos dias 13, 14 e 15 de agosto, reuniu especialistas para discutir os principais desafios da segurança pública no Brasil. Os temas centrais desta edição, que antecede a COP30, abordaram questões específicas da segurança pública na Amazônia, conectando as complexidades globais da emergência climática à proteção tanto das cidades quanto da floresta.
A delegada Patrícia Leão ressaltou a importância do painel, que comemorou os 40 anos das Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs) no Brasil, um marco significativo no avanço do acolhimento às mulheres e no enfrentamento à violência de gênero.
“Este painel também reforça o combate à violência contra a mulher, um tema que estamos discutindo ao longo do mês de agosto, como a Operação Shamar, que é coordenada pelo Ministério da Justiça”, destacou a delegada.
Patrícia também falou sobre o trabalho das DECCMs em Manaus, no atendimento às mulheres vítimas de violência e na atuação preventiva. Ela mencionou as dificuldades geográficas do estado, devido à sua grande extensão territorial e ao isolamento de várias comunidades.
“As mulheres no interior enfrentam dificuldades de acesso ao transporte e a serviços básicos. Em comunidades ribeirinhas e indígenas, a desinformação sobre os direitos das mulheres, incluindo as medidas protetivas, impede que muitas denunciem seus agressores”, explicou Patrícia Leão.
A palestra foi moderada por Isabel Figueiredo, diretora do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Também participaram do evento Wânia Pasinato, especialista sênior em enfrentamento à violência contra mulheres da ONU Mulheres; Pagu Rodrigues, especialista em indigenismo da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); e Raphaela Lopes, coordenadora-geral de Direitos de Grupos Vulnerabilizados da Secretaria de Acesso à Justiça (SAJU) do MJSP.
O FBSP é uma organização não governamental, apartidária e sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover um ambiente de referência na área da segurança pública.
As atividades desta edição estão sendo realizadas no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
FOTOS: Beatriz Sampaio/PC-AM.