
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 59ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Conselho Tutelar do município, deflagrou, na madrugada de sábado (23/08), a Operação Noite Segura que resultou na prisão em flagrante de um homem por porte ilegal de arma fogo, além de várias autuações por perturbação do sossego e infrações contra o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com o delegado Jandervan Rocha, da 59ª DIP, durante a operação, o indivíduo foi abordado em atitude suspeita e, após revista pessoal, os agentes localizaram uma arma de fogo com ele.
“O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e responderá por porte ilegal de arma de fogo. Além disso, também foram realizadas ações de fiscalização em diversas casas noturnas da cidade, onde foram constatados o uso de aparelhos de som com volume acima do permitido, resultando na lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e apreensão dos equipamentos sonoros”, disse o delegado.
Segundo o delegado, as equipes também encontraram diversos menores de idade consumindo bebidas alcoólicas e frequentando ambientes inapropriados, configurando crimes previstos no ECA.
“Os proprietários dos estabelecimentos foram notificados e deverão responder judicialmente pelas infrações. Eles já haviam sido previamente orientados sobre as regras de funcionamento, incluindo a proibição de som alto, a venda de bebidas alcoólicas para menores e o controle de acesso aos ambientes”, falou o delegado.
Ainda conforme o delegado, a participação das demais Forças de Segurança e de Fiscalização nesta operação foi essencial.
“Agradeço o sargento Porto, responsável pela Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar em Japurá, o chefe da GCM, Elias Alves, e o presidente do Conselho Tutelar do município, Adilson Soares, pela cooperação. Outras ações firmes e integradas continuarão para manter a tranquilidade no município”, finalizou o delegado.
FOTOS: Divulgação/PC-AM.