
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), prendeu em flagrante, na manhã de domingo (24/08), um homem, de 25 anos, pelos crimes de ameaça, dano, injúria, violação de domicílio e subtração de incapaz, praticados contra sua ex-companheira, de 19 anos. A prisão foi realizada em menos de cinco horas após a prática dos crimes, registrados por volta das 4h da madrugada do mesmo dia.
A prisão faz parte da Operação Shamar, que visa intensificar ações ostensivas, repressivas e preventivas no combate aos crimes praticados contra a mulher em todo o país.
De acordo com o delegado Renato Ferraz, da DIP de Tefé, o autor chegou ao local em estado de embriaguez, invadiu a residência sem autorização e iniciou uma sequência de condutas criminosas. Ele destruiu uma televisão, proferiu ameaças e xingamentos graves com o objetivo de impedir que a vítima buscasse ajuda e, em seguida, fugiu levando consigo o filho do casal sem o consentimento da mãe.
“Ele praticou diversos crimes que, em conjunto, revelam um padrão de agressividade e intimidação contra a mulher. Além da violência psicológica e patrimonial, ele ainda colocou em risco o bem-estar do filho ao retirá-lo da residência materna sem consentimento”, destacou o delegado.
Segundo a autoridade policial, as circunstâncias evidenciam a necessidade da prisão como medida de proteção à integridade física e emocional da vítima, bem como de salvaguarda da criança. Ferraz ressaltou ainda que as diligências tiveram início imediatamente após o conhecimento dos fatos, possibilitando a localização e prisão do infrator na manhã de domingo, no bairro São João.
Procedimentos
O homem responderá pelos crimes de ameaça, dano, injúria, violação de domicílio e subtração de incapaz. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
FOTO: Beatriz Sampaio/PC-AM.