
Na manhã desta sexta-feira (5/9), Benjamin Constant amanheceu em clima de civismo para celebrar a data mais importante da história amazonense: a elevação do Amazonas à categoria de província, em 1850. O tradicional desfile escolar reuniu milhares de pessoas no centro da cidade e contou com a participação de mais de 20 escolas e instituições municipais, estaduais, federais e também da cidade peruana de Islândia, reforçando os laços de integração cultural e de amizade entre os povos da fronteira.
A programação levou cores, música e emoção às ruas, destacando o tema “Tradição e Preservação: o Amazonida como Guardião da Natureza”. Com criatividade e dedicação, cada escola apresentou interpretações que valorizaram a cultura local e ressaltaram o compromisso com a preservação ambiental.
O desfile teve o ritmo marcado pelas fanfarras escolares e pela Banda de Música do Comando de Fronteira Solimões – 8º BIS, que levou às ruas a representatividade do Exército Brasileiro. Famílias, autoridades, estudantes e comunidade em geral prestigiaram o evento, transformando a celebração em um verdadeiro espetáculo de patriotismo e pertencimento.
O 5 de Setembro foi lembrado em cada bandeira erguida, em cada sorriso e em cada nota musical, reafirmando a identidade cívica e cultural de Benjamin Constant e o orgulho do povo amazonense.
SECOM