
Encerrando sua agenda na 16ª edição da Expo Paraguay Week, a Suframa integrou comitiva em visitas técnicas a parques e complexos industriais da região, em programação organizada pela Rede de Investimentos e Exportações (Rediex). A Autarquia foi representada pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Superintendência-Adjunta Executiva, Arthur Lisboa.
O grupo conheceu empreendimentos como a Algesa, especializada em armazenagem e logística, e a Gical S.A., uma das pioneiras no setor, cuja unidade em Minga Guazú abriga a nova fábrica da Lupo. Também esteve no Parque Tecnológico Taiwan-Paraguay, voltado a setores industriais e de tecnologia inteligente.
A programação incluiu ainda visita ao Complexo Empresarial Global, criado originalmente em 1995 como Zona Franca Global e reconfigurado em 2020 para atuar em todos os regimes econômicos disponíveis no país. Com 40 hectares em Ciudad del Este, oferece infraestrutura que abrange aduana integrada, capacitação profissional, serviços logísticos e de fiscalização.
Segundo a gerente geral da Zona Franca Global, Ruth Arias, o Paraguai, além do regime especial de exportação, possui estabilidade macroeconômica e um ambiente de negócios estruturado. “Trabalhamos para que a facilitação do comércio seja uma realidade, oferecendo acompanhamento técnico especializado e garantindo que os investidores estejam em boas mãos e estamos à disposição para parcerias e acordos”, afirmou.
Arthur Lisboa destacou que a iniciativa ampliou o conhecimento sobre modelos regionais e os três dias de missão na Ciudad del Este oportunizaram avanços para a cooperação com a Zona Franca de Manaus. “Tivemos sinalizações positivas de empresas interessadas em importar e também em comercializar com a Zona Franca de Manaus, o que indica que estamos no caminho certo e que a visita permitiu avançar na identificação de oportunidades concretas de cooperação”, afirmou.
Expo
Realizada de 8 a 10 de setembro, a 16ª edição da Expo Paraguay Week reuniu cerca de 5 mil pessoas, 161 empresas expositoras e 147 estandes, além de mais de 50 palestras sobre investimento sustentável, transformação industrial e liderança empresarial.
A participação da Suframa ocorreu a convite da Zona Franca Global, com a qual mantém um Memorando de Entendimento firmado em 2015 e renovado em maio deste ano, durante visita da instituição a Manaus. O acordo prevê cooperação técnica, institucional e comercial entre as duas partes.