
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), aderiu ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD), lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em agosto deste ano. A plataforma digital tem como objetivo centralizar informações e agilizar as investigações de desaparecimentos em todo o país.
De acordo com a delegada Alynne Lima, o CNPD representa um avanço significativo na política nacional de buscas de pessoas desaparecidas, ao integrar informações de delegacias de qualquer região do Brasil sobre vítimas desaparecidas.
“Todas as pessoas desaparecidas estão registradas neste cadastro nacional. O CNPD conta com um painel público, acessível a qualquer pessoa, que reúne fotos e dados dos desaparecidos em todo o país, como nome, idade, local do registro e a roupa que a vítima usava no momento do desaparecimento”, explicou Alynne.
Ainda de acordo com a delegada, o painel dispõe de um link que permite à população comunicar qualquer informação sobre a pessoa desaparecida. Basta clicar no próprio cartaz, e a denúncia é encaminhada diretamente ao agente policial responsável pela investigação.
“Além disso, caso a vítima ainda não esteja incluída no painel do CNPD, o familiar, independentemente da data do desaparecimento, pode comparecer à delegacia para solicitar a inclusão”, disse a delegada.
A Deops está localizada na Avenida Professor Nilton Lins, Conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Informações também podem ser repassadas por meio do número (92) 3667-7713, disque-denúncia da Deops.
O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas pode ser acessado pelo endereço eletrônico: https://cnpd.mj.gov.br/painel-publico
FOTOS: Ruan Jucá e Erlon Rodrigues/PC-AM