Em Itapiranga, PC-AM prende homem por descumprimento de medidas protetivas e ameaça a ex-companheira

Compartilhe !

Shares

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Itapiranga, (a 227 quilômetros de Manaus), prendeu em flagrante, na quinta-feira (18/09), um homem de 39 anos, por descumprimento de Medida Protetiva (MP), injúria e ameaça a ex-companheira, uma mulher de 31 anos. A prisão ocorreu naquele município, após ele enviar mensagens a ex com tons de ameaças.

Segundo o delegado Aldiney Nogueira, a vítima compareceu a delegacia para registar um Boletim de Ocorrência (BO) contra o ex-companheiro, pois ele estava mandando as mensagens e por ter descumprimento uma medida protetiva, ele inclusive levou o celular como prova conclusiva dos fatos. Com base nisso, a equipe saiu em campo com a finalidade de localizar e prender o homem.

“Em seu depoimento, a vítima disse que conviveu com o homem por dez anos e que, nos últimos dois, ele passou a ter um comportamento agressivo, especialmente quando ingeria bebidas alcoólicas, além de praticar violência psicológica contra ela. Diante disso, a vítima se separou e solicitou Medida Protetiva.

Segundo o delegado, a vítima relatou que o homem sempre a xingava e tentava humilhá-la, principalmente quando estava sob efeito de álcool. Em junho deste ano, ele agrediu o pai da vítima, que, ao presenciar o comportamento agressivo do autor, tentou retirar o filho do casal dos braços da vítima.

“Apesar de ser mais um caso de prisão por descumprimento de medida protetiva, a Polícia Civil tranquiliza as vítimas, pois a Lei Maria da Penha tem se mostrado eficaz. Na grande maioria dos casos, as medidas protetivas são cumpridas, e os agressores, como neste caso, mantém o distanciamento por receio de prisão”, detalhou o delegado.

Aldiney Nogueira reforçou que a Lei é um instrumento importante no combate à violência doméstica e familiar, funcionando há quase 20 anos. As vítimas podem continuar confiando nas forças de segurança. Durante o mês de agosto, foi dedicado à conscientização do Agosto Lilás e à Operação Shamar, embora essas ações tenham terminado, a Polícia Civil segue em prontidão durante o ano inteiro para garantir os direitos das mulheres.

“Vale destacar também que, se uma mulher está sendo vítima de qualquer tipo de violência, deve ligar para o 180, um canal seguro e confidencial de apoio às vítimas, com total sigilo. Fazer sua denúncia ou procurar a delegacia mais próxima de sua casa é fundamental para que o caso não se agrave e se torne um possível feminicídio”, finalizou o delegado.

O homem foi autuado por descumprimento de medidas protetivas, injúria e ameaça. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

FOTOS: Divulgação/PC-AM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo