Ciclo de palestras da Jornada da Suframa reúne empresários, estudantes e empreendedores em Coari

Compartilhe !

Shares

O ciclo de palestras da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento realizada em Coari, nesta quinta-feira (25), ocorreu de forma simultânea em três espaços do município: auditório Silvério José Nery, auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e auditório do Sebrae, reunindo empresários, produtores locais e empreendedores. 

No auditório Silvério José Nery, os participantes receberam orientações sobre incentivos fiscais administrados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Também foram prestados atendimentos e esclarecimentos sobre cadastro na Suframa.

No auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a discussão teve como foco a elaboração de projetos com uso de matéria-prima regional, enquanto no auditório do Sebrae a palestra abordou o funcionamento da política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) administrada pela Suframa e as oportunidades para empresas locais.

Empresários, estudantes e representantes de associações participaram ativamente das atividades. O empresário Gleison Chamir, que também é vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Coari, avaliou a iniciativa como fundamental para ampliar oportunidades no interior do Estado. “Já passou da hora de industrializar o interior do Amazonas. O comércio é importante, mas não gera tantos empregos quanto a indústria. Precisamos de alternativas para além dos empregos públicos, e esse processo pode trazer resultados para Coari”, afirmou.

O comerciante Adnamar Marcel destacou a relevância das informações sobre o cadastro na Suframa. “Antes a gente achava que não era possível fazer a inscrição aqui, só em Manaus. Esse esclarecimento é muito importante para todos os empresários locais. Qualquer incentivo faz diferença para o comércio”, disse.

Para Augusto Santiago, que está à frente da criação de uma associação de piscicultura, a jornada abriu espaço para novos contatos e ideias de aproveitamento da produção local. “Estamos buscando formas de reduzir o desperdício do pescado e transformar a pele do peixe em couro. O evento ajudou a conectar iniciativas e abrir caminhos para parcerias”, destacou.

O líder rural Givanei Gomes, da comunidade Cristo é Rei, ressaltou a importância da iniciativa para os produtores locais. “É um grande marco para a nossa cidade. Trabalhamos com castanha, banana, cacau e malva, e os incentivos podem gerar muitos empregos, que é o que mais precisamos nas comunidades”, afirmou.

Os jovens também marcaram presença. A estudante Jamilly Monteiro, aluna do 3º ano do ensino médio, disse que a atividade trouxe novas perspectivas. “Eu não conhecia a Suframa e achei muito interessante entender como a Zona Franca impacta não só o Amazonas, mas todo o Brasil”. O aluno do 1º ano do ensino médio, Yan Jackson, reforçou que o aprendizado foi significativo. “Foi uma oportunidade para conhecer melhor como funcionam os incentivos e refletir sobre o futuro profissional”.

A estudante do 9º ano do ensino fundamental, Ana Beatriz, destacou a importância da aproximação com a juventude. “Foi muito interessante e agradeço pela oportunidade de ter a Suframa aqui compartilhando informações valiosas. É um incentivo para acreditar no nosso potencial e investir no desenvolvimento dos jovens”, disse.

Abertura

A abertura da Jornada, que contou com a presença do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, do prefeito de Coari, Adail Pinheiro, do coordenador da Sudam, Jorge Valente, e do deputado federal, Adail Filho, foi marcada pela assinatura de um protocolo de intenções que prevê ações conjuntas da Suframa e do município voltadas para o fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e a futura implantação de um parque tecnológico no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo