‘Pacto Brasil pela Integridade Empresarial’ é tema de evento na Suframa

Compartilhe !

Shares

Com o objetivo de fortalecer a cultura de integridade e ética no ambiente de negócios da região, a Suframa, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), promoveu na tarde desta quinta-feira (25) o evento “O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial”. Realizada no auditório da Autarquia, a iniciativa foi direcionada a servidores e agentes públicos, profissionais de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e representantes de entidades de classe locais, entre outros.

O principal objetivo foi divulgar e detalhar o “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial”, ação da CGU que visa engajar o setor empresarial na agenda de integridade e anticorrupção do País. Ao aderir voluntariamente, as empresas se comprometem a implementar e aprimorar suas políticas e procedimentos internos, contribuindo para um ambiente de negócios mais justo e ético para todos.

O evento foi organizado pelo Comitê de Riscos, Transparência e Integridade (CRTI) da Suframa, em parceria com a CGU, e contou, em sua abertura, com a participação de diversas autoridades, incluindo o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, a superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Amazonas, Maria Esmeralda Rodrigues, o presidente executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e o responsável pelas Relações Institucionais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Anderson Chaves.

Em seu pronunciamento, o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, parabenizou o CRTI da Suframa pela organização do evento, em conjunto com a CGU, e afirmou que são extremamente válidos todos os esforços que visem estimular empresas e instituições atuantes na região a assumirem um compromisso público com a integridade em suas práticas de negócios. “Estamos aqui pra estimular as empresas do PIM e de outros segmentos a buscar se interessar cada vez mais sobre essa temática e assumirem um compromisso público com a integridade, focando em ações para prevenir, detectar e remediar atos de fraude e corrupção”, disse Aguiar, lembrando que o projeto da CGU vai ao encontro da iniciativa “ZFM + ESG”, esta capitaneada pela Suframa e que busca contribuir para que empresas e instituições atuantes na região reforcem a implementação de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).

A superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Amazonas, Maria Esmeralda Rodrigues, afirmou que, embora o número de empresas que estejam aderindo ao projeto “Pacto Brasil pela Integridade Empresarial” no Amazonas ainda seja baixo, a expectativa é que a iniciativa ganhe mais corpo diante da ampliação da divulgação sobre os benefícios que as próprias organizações podem ter com a adesão ao projeto. “O Pacto Brasil é um convite para que as empresas se tornem protagonistas na construção de um mercado mais íntegro e transparente. Ao realizar a autoavaliação, a própria companhia identifica seus pontos fortes e suas vulnerabilidades, podendo agir de forma proativa”, afirmou.

Após os pronunciamentos, o evento contou com uma palestra realizada pela coordenadora-geral de Promoção de Integridade Privada da Secretaria de Integridade Privada da CGU, Monique Cerqueira Zuidema. Auditora Federal de Finanças e Controle, Zuidema apresentou aos participantes o funcionamento do Pacto Brasil e os mecanismos de autoavaliação que as empresas que aderem à iniciativa deverão adotar para aprimorar seus programas de compliance, entre outros temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo