
Artistas também somaram suas vozes à 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, trazendo ainda mais diálogo e riqueza ao encontro que reuniu delegado(a)s e representantes da sociedade civil de todo o Brasil, na última semana, em Brasília.
A arte se afirma como uma ferramenta essencial na promoção da igualdade racial, permitindo que pessoas expressem suas reivindicações de forma sensível e poderosa. É o que defende a mestre de cerimônias MC Jaynah Sousa, mais conhecida como MC Ayoola. Moradora do Recanto das Emas, no Distrito Federal, Ayoola sempre destacou pautas raciais em suas rimas de rap, mas conta que nunca havia participado de um evento nacional voltado à promoção da justiça racial.
“A Conapir é um lugar seguro para falar sobre negritude. Eu não conhecia, mas, ao pesquisar depois de ser convidada para cantar aqui, percebi que é um espaço que não apenas defende, mas de fato pratica a igualdade”, afirmou.
Assim como Ayoola, o também brasiliense Rafael Felix, o MC Singelo, foi convidado para cantar durante a conferência. “Usar o hip-hop como porta-voz é estratégico para dar visibilidade às nossas vozes, pois o movimento nasceu da favela para a favela. Ele surgiu como ferramenta de reivindicação dos grupos marginalizados, em especial da população negra. Tem tudo a ver com a Conapir”, disse o também brasiliense Rafael Felix, o MC Singelo.
Já o paraíbano Pereira Alcântara, músico há mais de dez anos, orgulha-se de ter aprendido o ofício em sua comunidade cigana e aceitou a missão de representar seu povo na 5ª Conapir. “Estar em um evento como este, com tamanha pluralidade de ideias, é de extrema importância para que possamos vivenciar o multiculturalismo e absorver um pouco de culturas distintas. Estou aqui para ter um momento de troca e, sobretudo, para trazer visibilidade ao povo cigano”, destacou.
5ª Conapir – A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial foi promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio de seu Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e simboliza uma retomada histórica da participação da sociedade nas demandas por políticas públicas de igualdade racial.
Ministério da Igualdade Racial