Primeiras mulheres capacitadas pela Marinha para operar JLTV participam da Operação “Atlas – Armas Combinadas”

Compartilhe !

Shares

As Soldados Fuzileiros Navais Ana Beatriz Lugon Loureiro e Jennifer Alves Assunção foram as primeiras militares capacitadas, na Marinha do Brasil (MB), no Estágio de Qualificação Técnica Especial de Operação da Viatura Blindada Leve Sobre Rodas 4×4 JLTV (Joint Light Tactical Vehicle). Elas colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante a Operação “Atlas – Armas Combinadas”.

Durante a operação, a Soldado Lugon operou a viatura blindada JLTV e representou o Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais ao entregar um brinde institucional ao Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, em evento realizado em Formosa (GO), em 16 de setembro. A soldado relatou a experiência na atividade.

“A experiência na operação foi muito positiva e desafiadora. O contato direto com o veículo possibilitou aplicar na prática o conhecimento adquirido no curso”, afirmou a Soldado Lugon. Segundo ela, foi possível exercitar desde a condução em diferentes tipos de terrenos até os procedimentos de segurança em situações reais. “A rotina da Operação exige atenção constante, trabalho em equipe e disciplina, o que contribui bastante para o desenvolvimento técnico e profissional. Sem dúvida, é uma oportunidade de aprendizado, que traz confiança e preparo para atuar em cenários que demandam o uso da JLTV”, destacou.

Primeira turma com mulheres operadoras de JLTV

O Estágio de Qualificação foi realizado entre 7 de junho e 14 de agosto, no Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A turma histórica foi composta por 12 militares, sendo duas mulheres, que se tornaram as primeiras capacitadas para operar a viatura blindada JLTV.

O curso foi dividido em etapas teórica e prática. A primeira abordou as características técnicas da viatura, os sistemas de segurança e os procedimentos de manutenção preventiva. Na segunda, os militares aplicaram os conhecimentos em atividades de campo.

A Viatura Blindada Leve Sobre Rodas 4×4 JLTV é um equipamento versátil utilizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) em operações de guerra naval, missões de paz, operações de Garantia da Lei e da Ordem, assistência humanitária e de apoio à defesa civil. A participação pioneira das Soldados Fuzileiros Navais na Operação “Atlas – Armas Combinadas” representa mais um passo para a inclusão feminina nas Forças Armadas brasileiras e demonstra a capacitação técnica das militares para operar viaturas especializadas.
 
Marinha é pioneira quando o assunto é a inclusão feminina

Em 5 de julho de 2024, a MB realizou a formatura de 660 novos Soldados Fuzileiros Navais, dos quais  114 são mulheres. O evento consolidou a presença feminina em todos os Corpos e Quadros da Força Naval brasileira.

A MB foi a primeira Força Armada a admitir mulheres em seus quadros, com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva, em 1980. A reestruturação promovida  nos anos 1990 ampliou a atuação feminina em cargos de Direção e Comando. Em 2012, a Contra-Almirante (Médica) Dalva Maria Carvalho Mendes tornou-se a primeira militar brasileira a alcançar o posto de Oficial-General.


Fonte: Agência Marinha de Notícias



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o conteúdo