
Com 35 empreendedoras expondo produtos que vão do artesanato aos cosméticos, aconteceu nesta sexta-feira (14/11) a 9ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O propósito com o bazar é impulsionar a renda das beneficiárias do programa, fortalecendo a economia criativa local.
O Bazar é promovido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), responsável pelo Prosamin+. O evento foi realizado no espaço em frente à sede da UGPE, na rua Jonathas Pedrosa, Centro, zona sul de Manaus, das 8h às 16h.
A ação faz parte da Política de Gênero do Prosamin+, com o objetivo de gerar oportunidades de renda para as mulheres empreendedoras assistidas pelo programa. O secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, explica que as beneficiárias participam de capacitações e treinamentos, e o Bazar é o momento em que elas podem colocar em prática o aprendizado, além de impulsionar seus negócios.
“É uma oportunidade de divulgarem e venderem seus produtos, reforçando a renda familiar, especialmente daquelas que são chefes de família. É uma ação que oferece um complemento importante para o orçamento doméstico”, destacou.
A artesã e empreendedora Sulimara Freitas, de 55 anos, que participa do bazar desde a primeira edição, destaca como a iniciativa é importante para as beneficiárias. “Esse espaço realiza sonhos e dá voz a muitas mulheres que não tinham onde mostrar seu trabalho. Além de ser uma oportunidade de renda, proporciona o empoderamento e ajuda a melhorar a vida da nossa família”, disse.
A dona de casa Luzenira Ferreira, de 53 anos, conta que, quando tem bazar, sempre avisa as amigas, porque todas gostam muito da iniciativa e aproveitam os preços acessíveis. “Gosto muito do bazar. Sempre que tem, eu aproveito para fazer compras. Além disso, o evento também incentiva as mulheres, dando oportunidades de empreender. É bom para todas!”, declarou.
Os preparativos para o Bazar envolvem várias ações de capacitação para as empreendedoras. Esta semana, as expositoras participaram do curso ‘Inovar para crescer: estratégias simples para seu negócio’, com carga horária de 10 horas e emissão de certificado.
