
A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), realizou, na manhã desta sexta-feira (14/11), reunião de alinhamento com piscicultores que irão participar da edição especial do Feirão do Pescado, a ser promovido nos dias 28 e 29 de novembro, em dois pontos da capital.
O encontro, como explica a diretora Técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, teve como intuito definir, entre outros pontos, questões de logística e organização do evento. Ainda segundo Lionilde Gonzaga, a iniciativa faz parte de um plano de ação do Governo do Estado para oferecer espaço de comercialização aos piscicultores locais.
“Hoje realizamos mais uma reunião, desta vez com os piscicultores que vão participar da nossa edição especial do Feirão do Pescado. Nosso encontro teve um balanço extremamente positivo para a realização do nosso evento que, além de oferecer peixes de qualidade para população, auxilia os piscicultores com uma renda extra”, pontuou a diretora Técnica da ADS.
Segundo o engenheiro de pesca Aprigio Mota, da ADS, o Feirão do Pescado representa uma oportunidade de comercializar peixes de alta qualidade, como o tambaqui de piscicultura local e o pirarucu de manejo. “É uma alternativa legal e interessante para adquirir pescado durante o período de defeso”, enfatizou o engenheiro.
Edição especial
A edição especial do Feirão do Pescado está marcada para os dias 28 e 29 de novembro, no Centro Cultural Povos da Amazônia – antiga Bola da Suframa, zona sul; e no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona norte.
De acordo com a chefe do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros (Dnap) da ADS, Loiana Brito, nos dois pontos, as vendas no dia 28 serão das 5h30 às 19h, e no dia 29 das 5h30 às 13h. Ainda segundo a chefe do Dnap, nos dois locais, o público encontrará peixes in natura, filés processados, além de peixes regionais como tambaqui, matrinxã e pirarucu, entre outros.
Reconhecimento
Marcelo Bandeira, piscicultor e participante do Feirão do Pescado, classifica a iniciativa como um incentivo de suma importância. “É um apoio muito importante que o Governo do Estado traz para nós, auxiliando tanto no cultivo quanto no escoamento e venda do nosso pescado”, afirmou Bandeira.
E a piscicultora Maria Matias, de Manacapuru, expressou grande expectativa sobre a oportunidade de comercializar seus produtos diretamente ao consumidor no evento organizado pela ADS. “Isso melhora meu trabalho, o desempenho e a autoestima da gente, gerando retorno para a minha família”, destacou a piscicultora.
