
Em Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) atuou na emissão de 20 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) e na orientação a agricultores familiares, que resultaram em 50 comunitários da Vila Bittencourt beneficiados.
A atividade, na sexta-feira (14/11), atendeu os pescadores artesanais e agricultores familiares da comunidade Vila Bittencourt. O objetivo foi levar regularização aos comunitários, de modo a assegurar-lhes o acesso a benefícios e chamadas públicas direcionadas à agricultura familiar.
“Atendemos um total de 50 pessoas, das quais 20 já tiveram seus CAFs emitidos durante nossa estadia na comunidade. Atividades como esta são importantes para que possamos levar regularização aos agricultores familiares e pescadores artesanais que moram longe da sede do município”, destacou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Japurá, Jonatas Araújo.
Cadastro Nacional da Agricultura Familiar
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).
A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. No Amazonas, o Idam oferece de forma gratuita o atendimento para a inscrição no CAF por meio de suas 75 UnLocs e Postos Avançados (PA).
