Roubo à residência cai mais de 86% em Manaus

Compartilhe !

Shares

Com mais policiamento nas ruas, investigações mais robustas e com o apoio de tecnologia, as Forças de Segurança do Amazonas reduziram os roubos a residências em mais de 86% em Manaus. O resultado é o melhor em relação aos últimos 14 anos. A queda foi alcançada entre os meses de janeiro a outubro em comparação com a série histórica desse tipo de roubo registrada em 2011.

Conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) acompanhados, por meio do Centro Integrado de Estatística (Ciesp), em 2011, a capital amazonense chegou a registar em dez meses 1.392. Este ano, durante o mesmo período, esse tipo de crime caiu para 182 casos.

“O que temos aqui é o menor número de roubo à residência dos últimos 14 anos. Isso é fruto do trabalho realizado pelas nossas Polícias Militar e Civil. Temos, também, a contribuição das tecnologias empregadas pela Secretaria de Segurança, mas não pensem que estamos satisfeitos com esse resultado. Queremos entregar cada dia mais segurança para a nossa população e vamos seguir muito firme nesse trabalho”, destacou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

Reduções seguidas

A partir da implantação do Programa Amazonas Mais Seguro, em 2021, os índices de roubos à residência foram caindo exponencialmente entre janeiro e outubro. Em 2022, por exemplo, registrou 587 casos. E em 2023, esse número caiu para 398, e no ano passado, reduziu para 296 crimes.

Este ano, as ações das Forças de Segurança resultaram em nova redução, caindo para 183 casos. As reduções foram alcançadas em todas as zonas da capital, sendo que a zona leste registrou queda de 54%, a centro-oeste e centro-sul com 43% e a norte com 34%.

Investimentos que geram reflexos

Desde 2019, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 1,16 bilhão em Segurança Pública. Esses investimentos foram destinados na aquisição de novos equipamentos de segurança como armamentos, munições e 2,8 mil novos servidores para todas as Forças de Segurança.

Além disso, adquiriu novas tecnologias como a do sistema Paredão, que passou a auxiliar as Forças de Segurança não só na redução dos roubos de veículos, mas como também em demais crimes como roubos e homicídios.

Desde junho, a tecnologia Paredão foi inserida nas novas viaturas que passaram a operar não só na capital, mas em todos os demais 61 municípios Amazonenses. A eles se somam as câmeras de reconhecimento facial.

Todos os novos equipamentos de segurança contribuíram para otimizar o trabalho dos policiais militares e civis e resultaram na redução histórica dos indicadores criminais como os crimes contra a vida, dentre eles os homicídios e dos roubos ao patrimônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessar o conteúdo