
Com o objetivo de promover ações estratégicas para o fortalecimento da educação no território quilombola, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início nesta sexta-feira (28/11), no quilombo Santa Tereza do Matupiri, à II Formação em Educação Quilombola (EEQ). O encontro reúne professores, servidores e lideranças comunitárias para debater propostas e compartilhar experiências que irão subsidiar a construção do Projeto Político Pedagógico Quilombola (PPPQ).
A abertura da formação contou com a presença do prefeito em exercício, Márcio Rogério, do secretário de Educação, Kemeson Souza, da presidente distrital Julimar Trindade, da representante da CONAQ-Nacional e integrante do Coletivo de Educação da Conaq, Fabiana Venceslau, e do presidente da Federação Quilombola, João Xisto.
Durante o evento, o prefeito em exercício, Márcio Rogério, destacou a importância da unidade entre poder público e comunidade para o avanço de políticas educacionais eficazes. “É um evento que nos enche de alegria pelo contexto e pela participação ativa das pessoas nessa formação, que é de extrema relevância para o crescimento das políticas de educação na região quilombola de Barreirinha”, afirmou.
Fabiana Venceslau, representante da CONAQ e membro do Coletivo de Educação, compartilhou a experiência exitosa desenvolvida no quilombo Conceição das Crioulas, referência nacional em educação quilombola. Segundo ela, trazer essa vivência ao território do Andirá é uma oportunidade de fortalecer práticas pedagógicas e ampliar as perspectivas das comunidades. “É uma honra contribuir para que as comunidades quilombolas avancem em seus objetivos dentro da política educacional”, destacou.
A realização da II EEQ reafirma o compromisso da Prefeitura de Barreirinha em garantir uma educação cada vez mais inclusiva, participativa e alinhada às especificidades culturais do Território Quilombola do Andirá. Por meio de planejamento conjunto, valorização do diálogo e investimentos contínuos, a gestão municipal segue dedicada a construir caminhos que assegurem mais oportunidades, autonomia e desenvolvimento educacional para todas as comunidades quilombolas. A programação terá encerramento neste sábado (29/11).
DECOM/PMB
