Ministério das Mulheres lança Guia Prático do Ligue 180

Compartilhe !

Shares

O Ministério das Mulheres lançou o “Guia Prático – Ligue 180” com o objetivo de tornar o serviço mais visível, confiável e próximo das mulheres. A publicação fortalece a prevenção e o enfrentamento às violências contra as mulheres ao informar a população sobre o funcionamento da Central de Atendimento à Mulher para que todas as pessoas possam utilizar o serviço, não apenas mulheres em situação de violência.

Elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres da Universidade de Brasília (Nepem/UnB), o guia apresenta, em linguagem simples, como o serviço funciona, quem são as profissionais que atendem no Ligue 180, quando registrar denúncias, o que é violência de gênero contra as mulheres no foco da Central, além de explicar por que o Ligue 180 é uma medida de enfrentamento às violências e trazer uma seção de perguntas frequentes.

>> Clique aqui para ter acesso ao guia. 

A violência de gênero contra as mulheres traz consequências graves para a saúde física e mental, a autonomia econômica e a vida social, impactando também suas filhas e filhos. Enfrentar essa realidade exige o compromisso de toda a sociedade e mudanças culturais, sociais e institucionais que garantam o respeito aos direitos das mulheres. Informar e oferecer caminhos de proteção é fundamental para a construção de um país mais justo e igualitário.

20 anos do Ligue 180

Símbolo do compromisso do Governo do Brasil com a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres, o Ligue 180 completou 20 anos no último 25 de novembro. De janeiro a outubro de 2025, o serviço realizou mais de 877 mil atendimentos, uma média de 2.895 por dia.

Gratuito, seguro, sigiloso e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, o Ligue 180 oferece informações, apoio e orientação de forma acolhedora, por meio de ligação telefônica, WhatsApp (61) 9610-0180, e-mail [email protected]videochamada em Libras, com opção de atendimento em português, espanhol, inglês e Língua Brasileira de Sinais.

21 Dias de Ativismo

O lançamento da publicação integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e do Racismo contra as Mulheres, que teve início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e segue até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Neste ano, o Ministério das Mulheres preparou uma série de ações para a campanha em parceria com outros órgãos de governo e com a sociedade civil. Clique aqui para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessar o conteúdo