Projeto de Equoterapia promove desenvolvimento de crianças e fortalece inclusão em Barreirinha

Compartilhe !

Shares

Pensando em promover inclusão social e favorecer o melhor desenvolvimento motor, emocional e social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais deficiências, a Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), idealizou o projeto de Equoterapia, uma prática que tem transformado a vida de crianças e seus familiares utilizando cavalos como aliados terapêuticos. O movimento do animal, associado a técnicas coordenadas por fisioterapeutas, instrutores de equitação e demais profissionais, vem proporcionando resultados significativos e consolidando essa importante ação de cuidado especializado no município.

Ao longo deste ano, o projeto tem impactado positivamente a vida dos 16 participantes das sessões de Equoterapia. Paula Marques, mãe da praticante Ana Lu Marques, se emociona ao lembrar da evolução da filha, destacando como o contato com os animais tem contribuído para o aprimoramento cognitivo e motor. “Esse projeto é de suma importância, não só para a Ana, mas para outras crianças que possuem algumas deficiências. Graças a Deus, a fisioterapeuta abraçou o projeto e focou no tratamento. Começamos quando ela tinha cerca de três anos e vem ajudando demais, pois minha filha tem várias dificuldades e, para ela, o cavalo é essencial. Só tenho a agradecer, não apenas por mim, mas por todos que participam e precisam desse atendimento”, afirma.

Todos os sábados, no espaço Porantim, os praticantes de diferentes níveis participam das sessões acompanhados por profissionais especializados. A coordenadora do projeto, fisioterapeuta Viviane Alves, explica que a prática atua em diversas dimensões do desenvolvimento infantil, estimulando competências essenciais. “O movimento do cavalo é o principal recurso terapêutico. Trabalhamos aspectos sociais, educacionais e mentais das crianças. Muitas chegam com limitações de contato com os animais e nas demais práticas já conseguimos ver o avanço da criança ao tocar no cavalo sem nosso comando verbal. E temos crianças que já estão na terceira fase da Equoterapia, fazendo a prática sozinhos sob o comando do instrutor. E tudo isso só é possível graças ao apoio da Prefeitura, na gestão do prefeito Darlan Taveira, que tem investido na continuidade e ampliação desse projeto tão importante para as famílias”, destaca.

Os benefícios da Equoterapia ultrapassam o espaço onde acontecem as sessões. Professores e familiares frequentemente relatam melhorias no comportamento, na atenção e na autonomia das crianças, reforçando a eficácia e o impacto social da iniciativa. Manuela de Azevedo, participante do nível avançado, fala com entusiasmo sobre a experiência e como a prática tem contribuído para sua autoconfiança. “Eu gosto muito de participar, fazer os exercícios, correr e rodar. Hoje me sinto mais segura, porque sempre tem pessoas que nos ajudam. Espero que esse projeto continue, porque faz muito bem para todos nós”, disse.

Para garantir um atendimento seguro e multidisciplinar, o projeto conta com uma equipe composta por 9 fisioterapeutas, 1 educador físico, 1 psicóloga, 1 instrutor de equitação e 5 guias, todos atuando de forma integrada para oferecer suporte adequado a cada praticante.

Com resultados transformadores que fortalecem laços familiares, o projeto de Equoterapia se consolida como uma das iniciativas mais sensíveis e eficientes da gestão. Um investimento que valoriza vidas, amplia oportunidades e reafirma o compromisso da Prefeitura de Barreirinha com a inclusão e o cuidado humanizado.

DECOM/PMB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessar o conteúdo