
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) esteve representada na mesa de abertura do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, edição 2025-2028, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), pela defensora pública Emilly Santos. A participação marcou a presença ativa da instituição na articulação das políticas municipais voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes, em um dos encontros mais estratégicos do ciclo do selo.
Realizado no dia 9 de dezembro, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/Parintins), o fórum aprovou o Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente e o Plano Municipal de Participação Cidadã de Adolescentes, elaborado pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Parintins, com coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e articulação da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.
Durante a abertura, a defensora Emilly Santos ressaltou o papel institucional da Defensoria na proteção de crianças e adolescentes. “Destaquei, na composição da mesa, a importância da Defensoria Pública como agente fundamental da rede de proteção da infância e juventude”, disse.
A defensora também chamou atenção para a coincidência da data do evento com uma pauta de relevância nacional.
“Também lembrei que o fórum coincidiu com o Dia da Criança e do Adolescente com Deficiência, o que reforça a necessidade de trazer esse tema para o debate. É essencial que essas pautas sejam discutidas e reconhecidas pelas próprias crianças e adolescentes”, destacou Emilly Santos.
O encontro reuniu representantes das secretarias municipais, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, NUCA e Rede de Proteção, além de adolescentes que apresentaram suas perspectivas, prioridades e propostas para o fortalecimento das políticas de infância e juventude.
