
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, registrou 966 infrações de trânsito durante ações de fiscalização, realizadas entre a noite de sexta-feira (09/01) e domingo (11/01), em todas as zonas da capital.
Operação contra “rolezinhos” e “adegas”
No sábado (10/01), especificamente, o foco da operação, que contou com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi o combate aos chamados “rolezinhos” e também às “adegas”, que servem de ponto de encontro dos condutores que têm esse tipo de prática. As ações ocorreram em pontos distintos das zonas leste e norte.
Objetivo da Ação
Para o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, a ação busca promover maior segurança viária, a prevenção de sinistros e o bem-estar social.
Infrações Registradas
Ao todo, a operação registrou 966 infrações que comprometiam a segurança viária, nos três dias de ação. Foram 491 veículos autuados, 90 motocicletas removidas, 12 veículos automotores removidos, três motocicletas com placas adulteradas, além de um veículo recuperado e encaminhado à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).
Principais Irregularidades
Entre as principais infrações constatadas estão:
- Condução de motocicleta sem capacete de segurança (263)
- Condução de veículo sem equipamento obrigatório (89)
- Dirigir sem habilitação (52)
- Conduzir utilizando calçados inadequados (46)
- Descarga livre (39)
- Infrações relacionadas à alcoolemia (44)
- Trânsito pela contramão (20)
Apoio da Polícia Militar
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, afirma que o trabalho em conjunto dos órgãos contribui para a segurança pública e para evitar acidentes de trânsito.
Conscientização da SES-AM
A secretária executiva adjunta de assistência da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Mônica Melo, reforçou que a SES busca conscientizar os condutores sobre suas condutas, especialmente no uso dos equipamentos de proteção.
Compromisso do Detran-AM
O diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, destacou que o objetivo das operações é salvar vidas, reforçando a importância de atitudes responsáveis no trânsito.
