
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), registrou em 2025 um total de 2.735 denúncias relacionadas a obras irregulares, sem licença, obstruções de calçadas e outras demandas. Esse número representa um aumento de 46% em comparação com 2024, quando foram contabilizadas 1.873 denúncias. Em dezembro, o crescimento foi ainda mais expressivo, com 185 registros contra 99 no mesmo período anterior, um incremento de 87%.
Histórico de denúncias
Entre janeiro de 2021 e dezembro de 2025, o Implurb recebeu 11.948 denúncias. Todas são encaminhadas para a Divisão de Controle (Dicon), que atua por meio das gerências de fiscalização de Obras (GFO) e de Postura (GFP), garantindo que os fiscais incluam os casos em suas rotas diárias e plantões.
Canais de atendimento
As denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia, nos números (92) 3673-9305 e 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos. Também é possível registrar reclamações pelo e-mail disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br.
Fiscalização constante
As equipes da Dicon realizam fiscalizações diariamente, tanto a partir das denúncias recebidas quanto por demandas de órgãos municipais e estaduais. Além disso, há rotas fixas de acompanhamento nas ruas, garantindo maior controle sobre irregularidades urbanas.
Participação da população
De acordo com o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, a colaboração da sociedade é essencial para fortalecer a fiscalização. Ele destacou que denunciar obras irregulares e ocupações indevidas contribui diretamente para a organização da cidade, a segurança e o direito de ir e vir.
