
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), registrou em 2025 um aumento de 5% no volume de novos alvarás de construção licenciados. Foram expedidas 749 certidões entre janeiro e dezembro, contra 712 em 2024.
Resultados da gestão
Durante toda a gestão do prefeito David Almeida, de 2021 a 2025, foram emitidas 4.326 certidões, que representam mais de 5,7 milhões de metros quadrados em novas obras. Somente em 2025, quase 1 milhão de metros quadrados (945.760,70 m²) foram licenciados.
Reflexos na economia
Esse desempenho tem impacto direto na geração de emprego e renda no setor da construção civil. O crescimento registrado no terceiro trimestre superou as expectativas e aponta para uma retomada mais consistente, acima da previsão de 1,3% ao ano, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Desenvolvimento sustentável
De acordo com o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, cada metro quadrado licenciado representa novos investimentos e fortalecimento da economia. Ele destacou que o resultado é fruto de planejamento, desburocratização e segurança jurídica, garantindo que Manaus continue se desenvolvendo de forma ordenada e sustentável.
