
Somando 2.576 ações fiscais realizadas de janeiro a dezembro de 2025, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), alcançou um aumento de 94% em notificações da Gerência de Fiscalização de Postura (GFP), da Divisão de Controle (Dicon). Em comparação, em 2024 foram registradas 1.494 ações, o que demonstra avanço significativo.
Obras e posturas sob vigilância
Além disso, a Gerência de Fiscalização de Obras (GFO) realizou 2.970 ações fiscais ao longo do ano. Assim, juntas, as duas gerências somaram 5.546 notificações, abrangendo desde obras irregulares até ocupações ilegais em calçadas.
Histórico de resultados
No período de janeiro de 2021 a dezembro de 2025, o Implurb contabilizou mais de 22,7 mil ações fiscais pela Dicon. Desse total, 8.487 foram relacionadas à Postura e 14.230 às Obras, reforçando o compromisso contínuo com a organização urbana.
Responsabilidade compartilhada
As fiscalizações são realizadas a partir de denúncias, demandas de órgãos municipais e estaduais e também por meio da rota diária dos fiscais nas ruas. Nesse sentido, o diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro, destacou que cuidar da cidade é uma responsabilidade coletiva, que depende da colaboração da população para garantir mobilidade, organização e qualidade de vida.
Como denunciar irregularidades
Denúncias sobre obras irregulares e outras infrações podem ser feitas pelo Disque Denúncia, nos números 3673-9305 ou 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou ainda pelo e-mail disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br.
