
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) registrou um crescimento de 359,4% nas análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em 2025, por meio da Gerência de Controle Agropecuário (GCAP). Ao longo do ano, foram analisados 22.406 cadastros, número significativamente superior ao registrado em 2024, quando o total foi de 4.877 processos.
O avanço consolida o CAR como o principal serviço executado pela GCAP e um instrumento fundamental para a regularização ambiental de imóveis rurais no Estado. O cadastro permite identificar a situação ambiental das propriedades rurais, subsidiar análises técnicas no âmbito do licenciamento e orientar ações de controle e fiscalização ambiental, conforme a legislação vigente.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destaca que os resultados refletem uma diretriz institucional direcionada à eficiência administrativa e ao fortalecimento da atuação técnica do Instituto. “O crescimento nas análises de CAR demonstra o compromisso do Ipaam em dar mais celeridade aos processos, ampliar o controle ambiental e garantir segurança jurídica aos produtores rurais”, afirma.
Além das análises de CAR, a GCAP ampliou, em 2025, sua atuação em licenciamento ambiental das atividades agropecuárias e outros serviços técnicos e fiscalizatórios. No período, a Gerência emitiu 1.369 pareceres técnicos, 17 notas técnicas e diversos relatórios de vistorias, inspeções e fiscalizações, que subsidiaram ações de controle ambiental em diferentes regiões do Amazonas. As atividades resultaram na lavratura de notificações, autos de infração e termos administrativos, com aplicação de multas que totalizaram R$ 2.956.681.
De acordo com a analista ambiental da Gerência de Controle Agropecuário (GCAP) do Ipaam, Kikue Muroya, o desempenho alcançado é resultado da organização dos fluxos internos e do fortalecimento da atuação técnica da equipe.
“Em 2025, conseguimos ampliar de forma expressiva as análises de CAR, avançar nas ações de licenciamento ambiental e fiscalização e levar os serviços da GCAP a 15 municípios do Estado, reforçando a presença do Ipaam tanto na capital quanto no interior”, destaca a analista ambiental.
A atuação da GCAP contribui diretamente para o controle e a regularização das atividades agropecuárias, fortalecendo o cumprimento da legislação ambiental, o ordenamento territorial e a atuação técnica do Ipaam no acompanhamento do uso e da ocupação do solo no Amazonas.




