
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou, nesta quarta-feira (21), visita institucional à Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), com foco no Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico Gerontec, referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) voltados ao envelhecimento saudável e à longevidade.
A comitiva da Suframa foi recebida pelo reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, e pela equipe do centro de pesquisa. Participaram da visita o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação, Waldenir Vieira; o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; o auditor-chefe, Damon Castro; o administrador, Adamilton Mourão; e o gerente de Projetos da SAE, Ozenas Maciel.
Durante a visita, Euler Ribeiro destacou a evolução da infraestrutura de pesquisa da instituição e o atual foco no desenvolvimento de produtos a partir da biodiversidade amazônica. “Hoje, o nosso principal foco é o desenvolvimento de produtos baseados na dieta amazônica, voltados ao envelhecimento saudável e ao combate de doenças crônicas. O Gerontec consolidou esse avanço ao permitir que toda a etapa de pesquisa e desenvolvimento ocorra aqui”, afirmou.

O Gerontec foi inaugurado em 2022 e desenvolve projetos estratégicos, entre eles o suplemento GuaCa, elaborado a partir de bioativos do guaraná e da casca da semente do cacau, com potencial para atenuar sintomas clínicos da Doença de Parkinson.
Bosco Saraiva ressaltou a importância da política de PD&I no fortalecimento da inovação regional. “A Suframa está aqui para reforçar a necessidade de projetos estruturados. Nosso papel é estimular investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação que gerem valor para a região e estejam alinhados às políticas públicas”, destacou.
A agenda incluiu ainda visita à Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, que abriga, entre outros serviços, laboratório de oftalmologia, núcleo de telessaúde e com atuação em 28 municípios do Amazonas.
