quarta-feira, fevereiro 11

Barreirinha garante bom desempenho na avaliação dos indicadores da Atenção Primária à Saúde

APrefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), obteve resultados positivos na avaliação do Ministério da Saúde referente ao ano de 2025, no âmbito do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. O município alcançou classificações entre bom e ótimo em diversos indicadores, refletindo o fortalecimento das ações desenvolvidas pelas equipes de saúde.

A avaliação federal é baseada em indicadores previamente definidos, que analisam o desempenho das Equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e Equipes Multiprofissionais (eMulti). Entre os critérios avaliados estão o acompanhamento das gestantes durante o pré-natal, monitoramento contínuo de pacientes hipertensos e diabéticos, assim como, de crianças e idosos, conforme os protocolos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo modelo classifica os municípios nos níveis insuficiente, regular, bom e ótimo, e a partir de 2026 essa classificação passará a influenciar diretamente o valor dos repasses federais destinados ao custeio e manutenção das equipes de Atenção Primária. Municípios com melhor desempenho receberão maior volume de recursos.

O secretário de Saúde, Péricles Tavares, ressaltou que o desempenho alcançado por Barreirinha é resultado do empenho da gestão municipal e do trabalho das equipes de saúde. “Por determinação do prefeito Darlan Taveira a Semsa segue comprometida com a melhoria contínua dos serviços de saúde e com a oferta de um atendimento cada vez mais qualificado à população. Os bons resultados reforçam a importância de continuarmos investindo na qualificação dos serviços e na manutenção das equipes”, destacou.

Por: DECOM/PMB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *