
Com objetivo de promover saúde, prevenir doenças e estimular hábitos de vida saudáveis, a Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora do Livramento, da Prefeitura de Manaus, realizou nesta terça-feira, 10/2, uma passeata com o bloco de Carnaval “Sorriso do Livramento”. Organizada em sua 15ª edição, a passeata reuniu servidores da UBSR, alunos da escola municipal São José I e moradores da comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada na margem esquerda do Baixo Rio Negro.
De acordo com o cirurgião dentista Elves Guedes, servidor da UBSR e coordenador do evento, o bloco percorreu as ruas da comunidade, dividido em cinco alas abordando os temas: saúde bucal; combate às arboviroses e malária; meio ambiente e cultura; saúde e educação; e comunitários (Idosos).
“A programação é realizada anualmente para marcar a abertura oficial das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) no decorrer do ano, junto aos estudantes. O bloco na verdade é como se fosse o resultado de tudo que os profissionais de saúde fazem durante o ano na escola, com as ações de prevenção de agravos e promoção da saúde”, destacou Elves Guedes.
Como resultado da ação integrada, Elves Guedes aponta o fortalecimento da união entre a comunidade, os serviços de saúde e de educação, o que tem impacto no processo de promoção de saúde, respeitando as especificidades do território e unindo os saberes tradicionais com os saberes científicos.
“A novidade este ano foi a inclusão de uma ala para destacar a importância do envelhecimento ativo e troca de saberes intergeracionais, com os jovens aprendendo sobre o processo de envelhecimento e as mudanças que vão ocorrer ao longo da vida do idoso. Além de tudo, destacamos como o cuidado com o meio ambiente, nossos rios e fauna, com o nosso território, é essencial para a saúde de toda a comunidade”, reforçou Elves Guedes.
PSE
A UBSR Nossa Senhora do Livramento atua de forma vinculada à escola municipal São José I para a execução das ações do PSE. Durante o ano letivo, são desenvolvidas diversas atividades com os estudantes, incluindo ações de saúde bucal, com escovação supervisionada, aplicação de flúor, exame epidemiológico, censo vacinal, exame dermatológico, promoção de saúde auditiva e ocular, saúde mental e palestras sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
Em Manaus, 350 escolas fizeram a adesão ao programa para o período de 2025-2026. No território rural da capital amazonense, 29 escolas estão vinculadas ao Programa Saúde na Escola, atendendo 3.207 estudantes, em sua maioria do Ensino Fundamental.
O diretor do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Rubens dos Santos, explica que, seguindo as diretrizes do PSE, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) atuam nas escolas realizando ações como o acompanhamento do esquema vacinal, identificação precoce de agravos e oferecendo orientações de hábitos saudáveis, alimentação adequada e prática de atividade física.
“Considerando as características do território na zona rural de Manaus, com as longas distâncias e dificuldade de acesso por conta de condições climáticas e ambientais, como a cheia ou a estiagem, o PSE representa uma estratégia a mais para reduzir os riscos para a saúde e promover uma melhor qualidade de vida”, destaca Rubens dos Santos.
