
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais, realiza, desde segunda-feira (9/2), uma operação integrada de fiscalização em empresas do setor de suplementos alimentares. Cinco empresas estão sob inspeção: três no estado de São Paulo, uma no Espírito Santo e uma no Rio Grande do Sul.
A ação busca verificar o cumprimento da legislação sanitária, especialmente em relação ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e à qualidade e segurança dos produtos fabricados. A operação faz parte do Programa de Fiscalização de Suplementos Alimentares da Agência e será encerrada na sexta-feira (13/2).Uma das fábricas de São Paulo também foi inspecionada em relação à produção de cosméticos.
Na quarta-feira (11/2), uma inspeção em empresa no Rio Grande do Sul, acabou por identificar um depósito clandestino com produtos irregulares vendidos na internet. O galpão, localizado na mesma rua da empresa e que armazenava uma grande quantidade de cosméticos e suplementos (inclusive infantis), foi interditado e lacrado. Os órgãos de vigilância sanitária fizeram um levantamento dos produtos envolvidos.
A Anvisa segue com a inspeção nas sedes das empresas, para avaliar o atendimento aos requisitos estabelecidos nas normas sanitárias. Caso as irregularidades sejam confirmadas, medidas administrativas complementares poderão ser adotadas, como a suspensão de atividades, o recolhimento dos produtos e a aplicação das sanções previstas na legislação vigente (Lei nº 6.437, de 1977).
