
O Sambódromo de Manaus volta a receber o Carnaboi 2026, nos dias 20 e 21 de fevereiro, como parte da programação do Carnaval na Floresta 2026, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação reúne artistas consagrados dos bois Caprichoso e Garantido em duas noites de celebração da cultura amazonense, além dos bois de Manaus. Uma das novidades deste ano, é que as noites de apresentações serão divididas por tema, exaltando ainda mais a cultura do boi-bumbá.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou que o retorno do evento ao Sambódromo atende a um desejo antigo do público e da classe artística, consolidando o Carnaboi como o elo fundamental entre a folia carnavalesca e o Festival de Parintins.
Segundo o titular da pasta, a estrutura está sendo preparada para movimentar não apenas o turismo, mas toda a cadeia produtiva da cultura, desde os artesãos até os músicos. “Estamos com uma expectativa enorme para essa entrega, que simboliza a passagem da chave da cultura do Carnaval para os bumbás, em um evento que projeta o Amazonas para o mundo inteiro ver”, afirmou Caio André.
Com o tema da primeira noite, “Boi Bumbá, Brinquedo de São João”, na sexta-feira (20/02), a programação inicia às 19h com a participação dos bois Tira Prosa e Corre Campo. Ao longo da noite, sobem ao palco nomes como Grupo A Toada, Robson Jr., Itamar Benarrós, Gean Figueira, Adriano Aguiar, Márcia Novo, Helen Verás, Júnior Paulain, Klinger Jr., David Assayag e Erick Juan.
Um dos momentos mais aguardados será o show especial dos bois Garantido e Caprichoso, das 23h às 00h20. A festa segue madrugada adentro com apresentações de Canto da Mata, Fabiano Neves, Israel Paulain, João Paulo Faria, Edmundo Oran, Caetano Medeiros, Curumins da Baixa e Luciano Araújo.
No sábado (21/02), a segunda noite traz o tema “Originários da Terra” e também começa às 19h, com os bois Garanhão e Brilhante. A programação reúne artistas como Grupo Toada de Roda, Black Marialva, Luiz Carlos Kboclos, Jardel Bentes, Carlos Batata, Vanessa Alfaia, Paulinho Viana, Márcio do Boi, Leonardo Castelo, Carlinhos do Boi, Prince do Caprichoso e Edilson Santana.
O show de Caprichoso e Garantido acontece das 23h30 às 00h50, reforçando a rivalidade saudável e a tradição que movimenta o Festival de Parintins. Encerram a programação Tony Medeiros, PA Chaves, Patrick Araújo, Arlindo Neto, Sebastião Jr., Márcia Siqueira, Mara Lima e Luanita Rangel.
Palco do Carnaboi
Artistas dos bois Caprichoso e Garantido celebraram a realização do evento no Sambódromo, local onde o Carnaboi se consagrou por muitos anos. Para o levantador de toadas da Batucada do Boi Garantido, Leonardo Castelo, o retorno ao Sambódromo era algo esperado por todos os torcedores encarnados.
“A galera dos bois sempre pediu para que o evento retornasse para cá e agora está de parabéns o Governo do Estado e o secretário Caio André. Parabéns por essa iniciativa de trazer o Carnaboi de volta ao Sambódromo. Com certeza, este ano vai ser maravilhoso. Vamos retornar aos tempos áureos do Carnaboi aqui no Sambódromo”, destacou.
De acordo com o vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, a associação folclórica recebeu a notícia do retorno com felicidade e afirmou que o bumbá azul e branco preparou um espetáculo para toda a nação azulada.
“O Sambódromo é um local tradicional para as festas de boi-bumbá, onde fizemos muito sucesso no passado. Hoje, com o crescimento do boi-bumbá, tenho certeza de que o Sambódromo vai trazer boas memórias e que a população manauara vai comparecer em massa ao Carnaboi”, comentou.
