sexta-feira, fevereiro 20

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e Iberbibliotecas divulgam editais para cursos e oficinas

Formação gratuita e de qualidade. O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério da Cultura (MinC) e o Programa Iberbibliotecas -Centro Regional para o fomento do Libro na América Latina e no Caribe (Cerlalc) – divulgam editais para cursos e oficinas voltados para ampliação das competências de profissionais das bibliotecas públicas e comunitárias do Brasil.

As inscrições estão abertas até o dia 8 de março, com duração de dois meses e atividades no primeiro semestre de 2026. A ação conta ainda com o acompanhamento da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli) do MinC. Saiba mais aqui.

Os cursos oferecidos são:

Curso virtual: Desenho de serviços e atenção às pessoas com deficiência nas bibliotecas (português)

Curso virtual: Desenvolvimento de soluções criativas: bibliotecas que lideram mudanças (português)

Oficina síncrona: Estratégias para a sustentabilidade ambiental e social (somente em espanhol)

Oficina síncrona: Criação e implementação de bibliotecas móveis (português)

“Este ano, um importante foco do Ministério da Cultura é fortalecer nossas bibliotecas públicas e comunitárias como verdadeiros territórios culturais de grande abrangência nacional. E uma das nossas ações é a oferta dessas capacitações para os profissionais que atuam diretamente com as comunidades e que fazem das bibliotecas ricos espaços de compartilhamento de conhecimento e cultura”, afirma Nadja Cézar, coordenadora-geral de Leitura e Bibliotecas da Sefli.

Já para a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Marina Rabelo, o momento é de aproveitar a oportunidade para a capacitação, e todo apoio vindo dos estados, tanto na divulgação como na participação, é bem-vindo. “O SNBP oferece cursos virtuais e workshops por meio do Programa Iberbibliotecas. Estes cursos fortalecem as competências de profissionais das bibliotecas públicas e comunitárias do Brasil, ampliando sua capacidade de promover serviços inovadores para suas comunidades, desenvolve práticas bibliotecárias mais eficientes, colaborativas e alinhadas aos desafios da gestão de acervos e mediação da leitura”, frisou a coordenadora do Sistema, Marina Rabelo.

Sobre o programa

O Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, promove o acesso livre e gratuito à leitura e à informação para todas as pessoas, sem discriminação, através da formação de uma rede Ibero-americana de cooperação entre bibliotecas públicas que permite gerar sinergias e aumentar os recursos para o benefício comum de todos os países e cidades vinculados.

Ministério da Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *